fbpx
0

Total 0,00 €

Escrito por

Como plantar suculentas pela folha

 

As suculentas perdem algumas folhas ao longo do seu crescimento que podem ser aproveitadas para gerar novas plantas. Caso a folha caia na sua íntegra e não apenas um pedaço podemos voltar a plantá-la, sendo estas constituídas por muita água conseguem formar uma nova raiz e continuar a crescer.

 

 

Passo 1

Recolher as folhas. Podemos aproveitar as folhas caídas em bom estado ou até retirar as folhas da parte de baixo do caule.

 

Passo 2 

 Armazenar as folhas num local seco e com luz natural (não exponha diretamente ao sol). Nesta fase não precisam de terra nem de rega.

Passo 3

Plantar. Por fim, quando já for visível a nova raíz, devemos plantar a nossa suculenta num substrato adequado. 

 

exemplo de substrato indicado para suculentas:

-4 partes de substrato universal

-2 partes de areia grossa

-1 parte de perlita

 

 
Comprar perlite

 

Escrito por

Conheça as melhores plantas para decorar a sua casa neste Halloween!

 

Existe uma imensa variedade de suculentas e catos mas tendo em conta a época que se aproxima fizemos uma seleção das mais assustadoras para poder decorar a sua casa da forma mais terrorífica.



 

-Graptopetalum Paraguayense

Conhecida como planta fantasma devido ao seu aspeto pálido e empoeirado. As suas folhas estão cobertas por uma fina camada de cera com aspeto de pó translúcido, pim manchada ruína. Mas cuidado ao manusear pois a pruína retirada não é reposta ficando assim manchada

 



-Tradescantia Sillamontana

Parecendo coberta de teias de aranha esta planta é perfeita para levar o Halloween a sua casa. As folhas estão cobertas por tricomas, estruturas que protegem a folha do sol e da evaporação intensa. A planta esquecida na sua casa abandonada.


 

 

-Orbea Decaisneana subs Hesperidum

Os seus picos atribuem-lhe um ar aterrador como se fosse uma espécie de proteção para a sua casa assombrada.
 

 

-Kalanchoe Beharensis Fang

Aparência incomum, as suas irregularidades lembram pequenos dentes principalmente nos botões que ainda estão a nascer. 


 

-Echeveria "Black Prince"

Esta é a planta ideal se pretende ter um Halloween cheio de charme. Quanto mais tempo exposta ao sol mais escuras ficam as suas folhas. Echeveria "Black Prince" traz o lado negro que a sua casa precisa mantendo toda a elegância característica das Echeverias!

 

 

 

 


  

Escrito por

Dicas para cuidar as suas suculentas no interior durante o inverno

 

As suculentas são consideradas plantas de baixa manutenção, mesmo quando estão em ambientes fechados. As folhas e caules retêm água como uma adaptação aos climas áridos.

São excelentes plantas para utilizar no interior. Quando cultivadas em vasos ao ar livre podem ser colocadas dentro de casa durante o inverno, para proteção das temperaturas frias.

 

 

 

1. Mantenha as suculentas aquecidas e iluminadas

Coloque as num local onde receba  pelo menos 3 a 4 horas de luz solar. As suculentas precisam de menos luz durante o inverno do que quando estão crescendo ativamente durante o verão. Sobrevivem com luz indireta durante o inverno.

Mudanças extremas de temperatura podem também prejudicar as suas suculentas. Sugerimos que as leve para o interior antes que as temperaturas de inverno caiam abaixo de zero. Escolha um espaço onde a temperatura mínima se mantenha entre 10 a 13 °C durante o inverno. Muitas suculentas, como Aeoniums, não toleram temperaturas mais frias.

 

2. Água com pouca frequência

As suculentas têm esse nome porque armazenam água nas suas folhas, raízes e caules, exigindo muito menos regas do que outros tipos de plantas. Regas em excesso pode causar o apodrecimento das raízes.

Mantenha as suas suculentas em recipientes que não retenham agua, sempre que regue a agua deve escorrer pelo fundo. Regue as suculentas profundamente, mas com menos frequência no inverno.

Quando estão dormentes, as suculentas,  não usam tanta água como quando estão crescendo ativamente.  Sugerimos que as regue uma vez a cada um ou dois meses.

 

3. Fertilize uma vez

Forneça nutrientes as suas suculentas uma última vez no final do verão.

Suculentas só precisam de fertilizantes regularmente durante o período de crescimento ativo, elas deixam de crescer quando a temperatura desce e o nível de luz reduz.

O excesso de fertilizante faz com que as suculentas desenvolvam folhas macias, mais sensíveis a podridões.

 

4. Verifique regularmente se há pragas nas suas suculentas

Verifique as folhas todos os meses para ver se há pulgões ou cochonilhas. Procure também na parte inferior das folhas e raizes.

Se tiver alguma suculenta infectada, afaste das outras plantas. Encha um borrifador com três partes de álcool isopropílico misturado com 1 parte de água e borrife na planta para matar as pragas. Repita a aplicação de álcool isopropílico até que todas as pragas tenham desaparecido.

 

 

Escrito por

Suculentas resistentes ao frio

 

 

Porque é que o frio danifica mais umas variedades do que outras?

 

Depende da origem das variedades e como foram evoluindo para resistir ao frio.
Existem suculentas que armazenam água nas suas folhas para sobreviver à seca, são principalmente de climas quentes e secos. Mas algumas variedades têm origem em climas secos e frios - e essas variedades são as que não congelam, sendo as mais resistentes ao frio.

 

Podemos dividir as suculentas em 2 grandes grupos:


‘HARDY’ ou resistentes

Suculentas que toleram geadas e podem permanecer ao ar livre em temperaturas abaixo de zero. Muitas suculentas resistentes mudam de cor ou ficam dormentes, e até podem perder as suas folhas para sobreviver ao frio do inverno. No entanto, outras proporcionarão interesse visual durante todo o inverno. Na verdade, estas suculentas crescem melhor ao ar livre do que dentro. Será estas suculentas que vamos falar mais em baixo

‘SOFT’ ou tenras

Não tolerantes à geada. Essas variedades devem entrar em casa antes que as temperaturas noturnas fiquem abaixo de zero. Devendo voltar para fora quando o tempo quente e ensolarado voltar. Neste grupo estão as Crassulas, Aeoniums, Euforbias e Kalanchoes entre as suculentas mais sensíveis.

 

Quais são as variedades de suculentas mais resistentes a climas frios?

Muitas variedades de suculentas resistem em zonas com invernos frios, até mesmo neve (se houver boa drenagem) e períodos de seca de verão (comum em climas mais frios).

Os principais grandes grupos são: Sedum e Sempervivum. Menos conhecidas são Rosularia, Delosperma e Orostachys. Certas espécies de agave e cactos também podem lidar com tudo, exceto claro climas com frio extremo.

 

Sedum

 

Ótimos ​​como coberturas do solo e em jardins rochosos, terraços e vasos suspensos. No entanto Sedums de folhas maiores (como Sedum burrito) são menos tolerantes ao frio húmido e precisam passar o inverno em ambientes protegidos, como dentro de casa ou em estufas. 

 

Sempervivum

 

Assemelham-se a echeverias, mas as rosetas têm folhas mais finas e pontiagudas e uma forma esférica mais compacta. 

  

Rosularia

Similar aos sempervivums e tem necessidades muito semelhantes.

  

Agaves

resistentes ao frio (se mantidas secas), algumas variedades podem ir a temperaturas baixo de 0ºC.

 

Delosperma

 variedade com flores acetinadas, semelhantes a margaridas, em tons brilhantes de rosa, laranja, vermelho, amarelo, roxo e combinações dos mesmos. Variedade excelente para usar em jardins rochosos.

 

Siga-nos através do

 

 

Este site utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a utilização dos cookies.